Parágrafo "diálogico" sobra o texto animação cultural
O texto "Animação Cultural" de Vilém Flusser, narrado na perspectiva de uma mesa redonda, consiste em um manifesto que busca, a priori, reverter a lógica responsável por perpetuar a ideia de que a finalidade dos objetos é servir à humanidade. Nesse sentido, a partir de sua leitura é possível traçar um paralelo com o "Manifesto Comunista" de Karl Marx e Friedrich Engels, entretanto, enquanto no texto de Flusser os dominadores e os dominados são respectivamente, os humanos e os objetos, no clássico do séculos 19, as classes opressora e oprimida seriam a burguesia e o proletariado. Entre as questões elucidadas pelos texto, a ideia de que a humanidade é cada vez mais controlada e programada por objetos e mecanismos que ela mesmo desenvolveu foi uma das que mais se destacou no meu ponto de vista. Isso porque, atualmente vem se tornado cada vez mais difícil para os grupos com pleno acesso a aparelhos eletrônicos e inseridos no contexto da globalização imaginar uma vida sem esse equipamentos, tão inseridos no nosso cotidiano- como celulares, computadores, tablets etc. Outro apontamento feito pelo texto que merece ser mencionado é a perspectiva de que a felicidade humana está cada vez mais condicionada os objetos, que está em consonância com a realidade na medida que nas sociedades capitalistas, o ideal de felicidade propagado em termos midiáticos tem como sinônimo a conquista de bens materiais, Ademais, trechos como "A gloriosa vitória de determinados aparelhos autoprogramadores no campo da criação estética já conseguiu em ampla medida, eliminar os valores no terreno da arte" trazem a tona discussões relacionadas a popularização das IA artes, por exemplo. Por fim, vale dizer que o texto permite, de um ponto de vista mais relacionado à arquitetura, reflexões acerca do espaço e da relação homem-objeto como sendo dialética e contraditória.
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