Desenvolvimento do projeto - ideias e processos
Primeiramente, o grupo começou a ter ideias de intervenção que promovessem uma passagem mais lenta por aqueles que transitassem no local escolhido - em frente ao Lagear e ao MOM -, uma vez que o local já se constituía enquanto de passagem e o grupo optou não modificar essa característica, apenas prolongá-la, de modo a promover maior interação e identificação entre indivíduo e espaço. Nessa lógica, várias ideias foram propostas, discutidas, rearranjadas ou descartadas. Seguem alguns exemplos de diferentes ideias apresentadas:
Após a produção do espaço no Sketchup, o grupo iniciou o processo de elaboração da maquete. Inicialmente, sua estrutura seria feita com papelão, entretanto, após a pintura do material percebemos que o acabamento iria deixar a desejar, logo, optamos por utilizar o papel paraná. Uma vez que, quando pintado, o papel paraná tende a encurvar para um lado, o grupo se utilizou de palitos de churrasco para a sustentação da maquete. Para a confecção do chão, o grupo realizou alguns testes com a finalidade de emular o piso da vida real, inicialmente, tentamos fazer o chão por meio de aquarela, entretanto, após alguns testes conseguimos um piso satisfatório por meio de manchas de tinta misturada com água no papel, que foi recortado e colocado sobre o papelão que seria o chão. A mesma estratégia foi utilizada para a montagem da escada e do rodapé. Para os vidros, foi utilizado plástico.
Como nossas propostas de intervenção não envolviam nenhuma modificação estrutural no local, uma vez que maquete estava melhor estruturada, foi possível desenvolver melhor as ideias. Vale dizer que a parede da escada teve que ser refeita futuramente, uma vez que na realidade ela não apresenta o mesmo tamanho em sua totalidade como havíamos feito. A intervenção escolhida consiste em uma série de fios colocados no teto e em conjunto com uma trama. Na parede da escada foi proposto uma certa continuidade dessa lógica de fios, porem esses seriam mais longos e não estariam no caminho da pessoa. A princípio o movimento e o material desses fios não haviam sido tão bem definidos, foi preciso então partir para a experimentação. Assim, com a trama parcialmente confeccionada pelas integrantes, fizemos um primeiro testes com fios nela. Seguem os making offs da confeccção e testes.
Após uma nova seção de comentários, foi decidido acrescentar uma quantidade maior de fios na trama, de maneira a preencher melhor o ambiente, além de colocar mais bolinhas sob os fios. Além disso, modificamos a maneira com que as bolinhas estavam presas nos fios da escada, uma vez que haviam nós aparentes. Com isso, o pré- vídeo foi apresentado já com uma proposta de intervenção finalizada, esse foi revisado e, por fim, resultou, futuramente, na entrega do vídeo final.
Comentários
Postar um comentário